Seg, 15 de janeiro de 2018, 17:45

CNPq divulga resultado de bolsas de Produtividade em Pesquisa; UFS aprova 26 propostas
Número de novos bolsistas supera as 20 bolsas concedidas em 2017

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta sexta-feira, 12, o resultado preliminar das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi contemplada com 26 bolsas, superando as 20 bolsas concedias na chamada pública de 2016 (divulgado no ano passado). Ainda cabem recursos ao resultado preliminar. O resultado final poderá ser consultado no site do CNPq.

Destaca-se no resultado deste ano o aumento do número de bolsistas na categoria 1 (que vai dos níveis A ao D), a mais elevada e que normalmente é ocupada pelos pesquisadores de maior destaque em suas áreas no país, inclusive com bolsista na categoria 1A, a mais elevada do CNPq. O número de bolsista novos (que entram na categoria 2) da UFS foi maior que na chamada pública do ano passado. Atualmente, Sergipe possui 87 pesquisadores bolsistas PQ, dos quais 76 são da UFS (sendo 58 nível 2 e 18 nível 1).

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, o resultado demonstra a pujança dos pesquisadores e o perfil diferenciado da UFS na inovação e na pós-graduação. “A UFS tem em seu quadro docente quase 90% dos bolsistas PQ do Estado de Sergipe”, destaca Lucindo. “Portanto, parabenizo nossos pesquisadores pelo excelente resultado, que é importante na vida do pesquisador e que contribui para os dados qualitativos e quantitativos de nossa instituição, especialmente no ano que a UFS completa 50 anos”, completa.

Lucindo diz ainda que a política institucional da UFS, voltada para a valorização da pós-graduação e da pesquisa, e o incentivo a projetos de base tecnológica, bem como incrementos na infraestrutura, contribuíram para o resultado. “Contudo”, alerta o pró-reitor, “a drástica redução de financiamento para pesquisa adotada nos últimos anos pelas esferas governamentais, mesmo com os esforços realizados pelas fundações de amparo à pesquisa, causa muita preocupação e pode gerar um retrocesso sem precedentes neste cenário de avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe”.

As bolsas PQ são destinadas a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção científica e intelectual. Entre os critérios, estão a produção científica e tecnológica, participação na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e sua contribuição para as respectivas áreas como, por exemplo, a liderança na formação de grupos de pesquisas e a aprovação de recursos em órgãos de fomento.

Adicionalmente, as áreas do conhecimento possuem critérios específicos de avaliação, o que torna o sistema pautado na avaliação entre os pares. Os bolsistas PQ são distribuídos em cinco diferentes níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2. O valor da bolsa varia de R$ 1.100 a R$ 1.500.

Atualizado em: Ter, 16 de janeiro de 2018, 10:21