Sex, 24 de maio de 2019, 14:33

POR SER TÃO..., NÓS FIZEMOS
Texto alusivo à visita técnica realizada pelos estudantes do 4° ciclo de Zootecnia na Fazenda Riacho Grande no último dia 20

Diz uma lenda que duas irmãs patinavam em um lago congelado quando a superfície do gelo cedeu e uma das meninas caiu na água e ficou presa no gelo. Sua irmã, sem pensar, retirou um de seus patins e com a lâmina do mesmo quebrou o gelo e retirou sua irmã do lago mortalmente gelado. Ao chegar o resgate, um dos socorristas não conseguia compreender de onde aquela menina franzina, havia retirado forças para quebrar a camada de gelo e salvar sua irmã. Foi quando seu superior lhe disse: “- Sabe por que ela conseguiu realizar tarefa tão improvável? Porque não havia nenhum adulto dizendo que ela não seria capaz!”

Da mesma forma que a valente menina da fábula buscou forças inimagináveis para realizar o impossível, a visita técnica do quarto módulo de Zootecnia do Campus do Sertão nos enche de orgulho em estar realizando o “impossível”. Vinte e um alunos do último ano de módulos da UFS/Zootecnia/Campus do Sertão, que cursarão o último ano composto de estágio e monografia, estarão espalhados pelo Brasil, trocando conhecimentos com outras instituições de excelência, sendo lapidados para levar conhecimento e desenvolvimento para os lugares mais carentes e muitas vezes esquecidos de nosso país, ajudando a desenvolvê-los e a produzir com excelência e responsabilidade.

Por ser tão inesperado que a região Nordeste, historicamente esquecida pelos nossos governantes, contemplasse um Campus dedicado ao ensino de Ciências Agrárias, único no país que utiliza metodologia ativa de ensino consagrada em países como EUA e Canadá, ficamos admirados.

Por ser tão improvável que o menor estado da Federação, muitas vezes desconhecido de boa parte da população brasileira, abrigasse uma Universidade Federal com seis campi dedicados ao ensino e pesquisa de excelência nas diversas áreas do conhecimento, ficamos honrados.

Por ser tão impensável que o sertão nordestino, com seus problemas de escassez de água, tenha tanto interesse em agropecuária, ficamos surpresos.

Por ser tão inacreditável que jovens, nascidos e criados no alto sertão sergipano, muitas vezes provenientes de famílias onde os pais não tiveram acesso sequer ao ensino fundamental, poderiam possuir um diploma universitário, ficamos emocionados.

Por ser tudo isso, é tão difícil acreditar que seja possível, e por ser tão difícil de acreditar, é ainda mais recompensador. Por ser tão...Pelo sertão, estamos plantando o conhecimento em terra seca por acreditar que os frutos que germinarem dela ajudarão a desenvolver a região, o estado e o país. Parabéns aos alunos do quarto ciclo do Curso de Zootecnia do Campus do Sertão e a todos que nunca deram ouvidos aos que diziam ser impossível. Resgatem o que é importante, acreditem que são capazes e honrem o nome da UFS/Zootecnia/Campus do Sertão pois será sempre possível... se assim acreditarmos!

Prof. Arnaldo Basso Rebelato

Núcleo de Graduação em Zootecnia,