Qua, 10 de julho de 2019, 20:52

MENSAGEM DO DIRETOR GERAL DO CAMPUS DO SERTÃO
A mensagem faz referência aos formandos do curso de agroindústria, primeira turma a se forma no campus do sertão

Parabéns, formandos! O dia de ontem, 9 de julho de 2019, foi um dia carregado de emoção para todos nós. E, aproveitando esta oportunidade ímpar, propícia para agradecimentos, gostaria de repartir minha gratidão às pessoas que contribuíram para este desfecho, que tem um envolvimento com o projeto de nossa Universidade pública. Agradeço ao ex-governador Jackson Barreto, que tem acompanhado este importante projeto da UFS no Sertão. Ao Excelentíssimo Governador do Estado, Belivaldo Chagas, e a Vice-Governadora, Eliane Aquino, os quais, juntamente com a bancada Federal e Estadual, se somaram para a consolidação deste projeto, meu muito obrigado. Agradeço, também, a parceria firmada com a EMBRAPA, a qual resultou na concessão da Fazenda Experimental do Campus do Sertão. Ao Ministério Público do Trabalho, agradeço por acreditar e apoiar desde o início na construção deste projeto. Gostaria de agradecer a vossa excelência, o Prefeito Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o estimado Chico do Correio, e também a sua equipe, parceiros de todas as horas, bem como aos excelentíssimos prefeitos de nossa região, engajados nesse projeto do qual hoje começamos a colher os frutos. Agradeço, também, ao Magnífico Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Professor Dr. Angelo Roberto Antoniolli e a vice-reitora, a professora Iara Campelo, pelo comprometimento com esta instituição e pelo engajamento com as questões sociais, além do irrestrito apoio dado à expansão do ensino superior público. Aos Pró-Reitores da Universidade Federal de Sergipe, em especial, a professora Ednalva Freire Caetano, por todo o auxílio prestado. Agradeço ao diretor pedagógico, Prof. Dr. Marcelo Augusto Gutierrez Carnelossi, um grande amigo, por toda sua dedicação e empenho. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos às ações sociais da região que de forma organizada e engajada se uniram num só propósito em busca da concretização deste sonho, a instalação de um Campus universitário no Alto Sertão Sergipano. Um agradecimento especial ao saudoso ex-governador Marcelo Déda, que no parlamento e no executivo soube portar-se de forma ética e combativa, sempre apoiando a interiorização do ensino superior em nosso Estado.

Ao contrário do que possa parecer, esta não é apenas mais uma solenidade de formatura. Ela é especial sim, posso afirmar com convicção. É a primeira turma se formando no Campus do Sertão, um momento para ser inscrito na memória de muitos que sonharam com a Universidade Federal de Sergipe no Alto Sertão. Vale ressaltar que uma formatura é mais do que um mero cerimonial. Especialmente uma formatura como esta. É a prova de que somos positivamente teimosos. Teimamos em resistir aos incessantes apelos da vida para que desistamos. Teimamos em nadar contra a maré, contra a desigualdade de renda e de oportunidades, contra a exclusão e o preconceito. Teimamos em lutar contra as intempéries, contra o desânimo, contra o cansaço físico e da alma. Mostramos a importância de um Campus da Universidade Federal de Sergipe no Sertão.

Num momento tão sublime como este é importante lembrarmos que os formandos da primeira turma do Curso de Agroindústria do Campus do Sertão não são “ilhas”. O sucesso deles é, também, o sucesso da Universidade e de suas famílias. Parabéns a todos que apoiaram, mesmo que indiretamente, o projeto de vida destes alunos. Aos que viam com desconfiança o esforço dos formandos, fica a lição: é necessário acreditar! É imprescindível que se acredite, pois um sonho não é possível quando se sonha só.

Finalmente, lembro que a formatura não é o “fim da linha”, mas tão-somente o início de novos desafios. O mundo está a exigir, cada vez mais, homens e mulheres que sejam competitivos, prontos para o trabalho, dispostos a aprender. Exige-se não apenas competências e habilidades, mas, acima de tudo, atitudes, preservando os valores da ética, do respeito, do compromisso com a verdade, da honestidade e da responsabilidade. Tenho a profunda esperança, assim como todos os demais profissionais da universidade, de ter contribuído na formação não só intelectual destes formandos, mas principalmente, no preparo de cidadãos, comprometidos com o tempo e espaço coletivo, voltado para construção de uma sociedade menos injusta e mais fraterna.

A todos

MEU

Muito obrigado!

Prof. Dr. Jodnes Sobreira Vieira, Diretor Geral do Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe.

Atualizado em: Qua, 10 de julho de 2019, 21:19