Qui, 26 de março de 2020, 12:06

Coronavírus: UFS entrega lote de álcool gel e 70% para profissionais da segurança pública do Estado
Ação voluntária na universidade mobiliza três laboratórios de farmácia
Ação solidária mobiliza professores, alunos e técnicos em farmácia. Foto: DFA-UFS

O Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe entregou, nesta quinta-feira, 26, o primeiro lote de 50 quilos de álcool gel e 500 litros de álcool 70% para atender setores específicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por conta da alta demanda do material no período de pandemia do coronavírus.

Os produtos de higienização serão distribuídos para o Comando da Polícia Militar, Delegacia Geral da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Geral de Perícias. A ação voluntária de professores, alunos e técnicos da UFS foi realizada em parceria com a Agro Indudstrial Campo Lindo, que doou 5 mil litros de álcool absoluto.

“Agradecemos à Usina Campo Lindo e seus acionistas e à Universidade Federal de Sergipe que, com a doação, reconhecem o valor e o protagonismo que os profissionais da Segurança Pública têm nesse momento”, afirmou o secretário da SSP, João Eloy.

O professor do curso de Farmácia da UFS, Adriano Antunes, reforça a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a necessidade do uso do álcool gel como alternativa diante da ausência de água e sabão. “Só tem necessidade de estar usando álcool gel aquelas pessoas que estão em trânsito, no hospital e que não têm acesso com facilidade à água e sabão”, ressalta o professor.

Ação solidária

A UFS iniciou a ação com a produção, que segue normalmente, de 15 quilos de álcool gel e 20 litros de álcool 70% glicerinado, por dia, para evitar a escassez do material nos hospitais universitários, localizados em Aracaju e Lagarto, e asilos do estado.

A fabricação está sendo feita em três laboratórios da universidade: Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e de Toxicidade (LeFT), Laboratório de Desenvolvimento Farmacotécnico e Nanotecnologia (LADEFNT), e Laboratório de Farmacognosia.

Por Josafá Neto

Atualizado em: Dom, 29 de março de 2020, 13:04