Sex, 23 de outubro de 2020, 15:24

Projeto da UFS é reconhecido pela Confederação Brasileira de Ginástica
Ação foi desenvolvida para atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica durante treinamento em Portugal

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) manifestou agradecimento à Universidade Federal de Sergipe pelo projeto de extensão nomeado “Educação alimentar e nutricional para atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica durante treinamento realizado em Portugal - Missão Europa”. A ação é coordenada pela professora Renata Rebello Mendes, do Departamento de Nutrição.

O projeto visa a melhoria do desempenho da seleção e a preparação para os eventos da ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos de Tóquio e foi aplicado no período de 18 de julho a 12 de setembro deste ano, quando a seleção se concentrou na cidade de Sangalhos em Portugal, devido à pandemia da covid-19.

“A equipe da seleção brasileira treina em conjunto e a harmonia entre elas é fundamental para o desempenho. Então, durante a quarentena, foi muito difícil manter as meninas treinando, cada uma em sua casa, e por essa razão o Comitê Olímpico Brasileiro criou a missão Europa, em parceria com as confederações”, relata a especialista.


Renata Rebello Mendes é professora do Departamento de Nutrição da UFS. (foto: arquivo pessoal)
Renata Rebello Mendes é professora do Departamento de Nutrição da UFS. (foto: arquivo pessoal)

Renata cita a importância das plataformas de comunicação online no processo do andamento do projeto durante a pandemia. “Nosso projeto de extensão foi absorvido nessa missão, e para tanto, foi necessário criarmos estratégias de comunicação com Juliana Fajardo, representante do COB e responsável pela missão, e também com a própria CBG, as atletas, e os demais profissionais envolvidos, para que pudéssemos planejar as ações, afinal, estávamos todos em isolamento social”, explica.

E a orientação nutricional vem como preparação na busca pela vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. “A Nutrição adequada, além de ser responsável por oferecer o ‘combustível’ necessário para as sessões de treinamento, também é capaz de promover prevenção de lesões, melhora da imunidade, otimização da recuperação das atletas entre uma sessão e outra de treinamento, além de orientar a redução de massa gorda, uma vez que a Ginástica Rítmica é uma modalidade acrobática e por essa razão, atletas mais leves ganham vantagens biomecânicas”, cita.

o projeto culminou em um melhor conhecimento das repercussões fisiológicas dos treinamentos nas atletas, orientações gerais e individualizadas para ginastas, elaboração de um capítulo intitulado “Alimentação e nutrição como auxílio no retorno aos treinamentos regulares”, referente à Cartilha de “Retorno Seguro à Ginástica – Pandemia Covid-19”, apresentação de palestra em webinário promovido pela CBG e uma live sobre a importância da alimentação e nutrição para ginastas de alto rendimento, com o objetivo de orientar melhor a comunidade da ginástica em território nacional.

Outras ações

A parceria com a confederação já ocorre desde 2015. “Na época eu coordenava um projeto de iniciação científica, e uma das nossas alunas realizou a pesquisa com dados da atletas da seleção brasileira, que inclusive participaram dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Como forma de contrapartida, ficamos responsáveis por orientar as atletas. E de lá pra cá, a cada ano, um novo projeto de pesquisa foi realizado, com a participação de alunos da UFS”, diz.

A CBG ainda ressaltou a importância do projeto de pesquisa denominado “Efeito agudo de uma sessão de treinamento sobre o sistema imune, o estresse oxidativo e dano muscular de atletas da Seleção Brasileira De Ginástica Rítmica em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”.

“Esses dados têm auxiliado a equipe técnica e os demais profissionais da área da saúde, norteando as condutas. E dessa forma, nossas chances de prevenir lesões, poupar a saúde atletas, e consequentemente, melhorar a performance aumentam muito. Rumo a uma vaga olímpica”.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Sex, 23 de outubro de 2020, 15:35
Notícias UFS