Qui, 15 de abril de 2021, 15:17

O motivo de gastar o que gastamos: pesquisadores da UFS explicam a psicologia econômica
Confira as motivações e os impactos desses estudos

Para ganhar na Mega Sena, o apostador precisa escolher uma combinação de seis números que posteriormente deve ser a sorteada. A chance de que essa combinação seja a escolhida é de mais ou menos 1 em 50 milhões. Mesmo assim, todos os anos, milhões de pessoas decidem tentar a sorte. Se a probabilidade é tão pequena, por que os apostadores continuam gastando dinheiro?

Uma área que já se desenvolve há algumas décadas busca entender esse e outros hábitos envolvendo a tomada de decisão dos seres humanos: a psicologia econômica. Segundo Diogo Conque Seco-Ferreira, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a área estuda “quais fatores incidem e determinam as escolhas que fazemos, como podemos prevê-las e, igualmente importante, como podemos direcioná-las, quando necessário, para alternativas que tragam melhores resultados”.

"A teoria econômica mais clássica construía seus modelos baseando-se na ideia de que todo ser humano ponderava racionalmente os benefícios e os custos antes de tomar qualquer decisão", afirma Marco Antônio Jorge, professor de do curso de Economia da UFS. No entanto, o observado na prática é que as pessoas constantemente tomam decisões que resultam em desvantagens. A razão é que o comportamento relacionado ao consumo é influenciado por diversas variáveis para além da racionalidade. Atalhos mentais, comportamento de manada e até mesmo o ambiente são algumas delas.

A pós-graduanda em Psicologia da UFS, Ketlle Almeida Batista, reforça que “o consumo não é apenas um fenômeno individual, mas também social. Por isso, é de suma importância compreender o papel de fatores que estão relacionados ao grupo, como status, identidade e poder, nas decisões de consumo”.

Fica mais fácil de entender, então, porque os apostadores de loteria continuam apostando. O professor Diogo explica que as probabilidades de ganho e perda não são tão perceptíveis e, além disso, o valor do prêmio já começa a ser desfrutado na imaginação, antes mesmo da aposta.

Descubra mais sobre a área da psicologia econômica no episódio do podcast SE é Ciência, no qual os pesquisadores discutem as motivações e os impactos desses estudos.

Felipe Rocha - Podcast SE é Ciência

comunica@academico.ufs.br