Seg, 06 de julho de 2020, 12:22

SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CAMPUS DO SERTÃO REALIZARÃO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
As atividades da I Jornada de Formação dos Técnicos Administrativos ocorrerão de forma virtual.
Arte produzida pela designer Clarissa Campos

A partir de julho de 2020 acontecerá a 2ª atividade da “I Jornada de Formação dos Técnicos Administrativos do Campus do Sertão”. O evento, destinado para o corpo técnico-administrativo do Campus, tem como objetivo proporcionar espaços de reflexão e instrumentação da prática profissional, possibilitando a melhoria do desempenho dos servidores em suas atividades laborais. A Jornada pretende aproximar os fundamentos teórico-práticos que sustentam as atividades cotidianas dos técnicos de modo a subsidiar um processo de construção de conhecimentos no fazer profissional, assim, proporcionando melhores condições para atuação em serviço.

A ideia de realização de um evento de capacitação voltado para a área técnico-administrativa e com foco nos procedimentos administrativos surgiu a partir das demandas apresentadas pelos servidores, originadas de dúvidas e dificuldades enfrentadas na execução de suas atividades laborais.

Diante das demandas apresentadas, a construção desse espaço de capacitação teve início em 2019, com a realização de reuniões e constituição de uma comissão organizadora. A partir daí a comissão identificou as temáticas que seriam mais pertinentes e definiu o formato de realização do evento. Porém, em decorrência da pandemia da COVID-19 e a indicação de medidas de proteção e prevenção do contágio por diversos organismos vinculados à política de saúde no país, a Comissão Organizadora do evento optou, após consulta aos técnicos, por realizar a Jornada em formato remoto.

Após aderir ao formato remoto, foi constatada a necessidade de familiarizar os técnicos administrativos a tecnologia remota adotada pelo evento. Então, em 15 de junho de 2020, foi realizada a 1ª atividade do evento, denominada “Ambientação ao Microsoft Teams” que foi organizada e executada pela equipe do NTI/UFS-Campus do Sertão e teve como principal objetivo mostrar as principais funcionalidades que serão utilizadas nos encontros do evento, bem como durante o período do teletrabalho.

A Jornada iniciou-se em junho e estenderá suas atividades até dezembro de 2020, em formato 100% virtual, utilizando-se da ferramenta de videoconferência Microsoft Teams e o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Capacite-se/UFS. Este último, foi criado por esta Universidade para realizar ações de capacitação de seus servidores, foi o espaço escolhido para os participantes terem acesso ao conteúdo da Jornada.

O conteúdo da Jornada será abordado em 7 módulos, quais sejam:

Módulo I - Ambientação ao Microsoft Teams.

Módulo II - Apresentação do evento e acolhimento.

PCCTAE com foco nas progressões.

Afastamentos e licenças para capacitação.

Módulo III - Comunicação interna (em ambientes remotos e presenciais).

Módulo IV - Segurança da informação.

Módulo V - Procedimentos administrativos no Campus do Sertão.

Módulo VI - Assédio moral.

Assédio sexual.

Módulo VII - Introdução às metodologias ativas.

Ao final do evento, o técnico administrativo que participar de todas as atividades propostas emitirá seu certificado pelo Capacite-se podendo utilizá-lo na progressão da carreira.

*Texto de divulgação produzido pela Comissão Organizadora do evento.

Atualizado em: Seg, 06 de julho de 2020, 12:54