Sex, 03 de fevereiro de 2023, 15:37

Decav/UFS publica edital de apoio a editores do Portal de Periódicos
Propostas podem ser enviadas de 06 de fevereiro a 31 de março

Com a meta de apoiar e incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav) publicou esta semana o Edital nº 01/2023/Decav. O documento prevê a oferta de auxílio aos editores-gerentes de periódicos, no Portal de Periódicos da UFS, no valor de mil reais por editor.

Clique aqui para acessar o Edital Nº 01/2023/DECAV

Clique aqui para acessar a retificação do Edital Nº 01/2023/Decav

Os interessados em participar podem enviar suas propostas, no período de 06 de fevereiro a 31 de março, para o e-mail portaldeperiodicosufs@gmail.com com o assunto: “Edital nº 01/2023/Decav – Apoio a editores do Portal de Periódicos da UFS”. As propostas devem ser apresentadas mediante o preenchimento do formulário conforme anexo 5.3 do edital.

A prioridade da publicação é garantir e dar continuidade aos documentos já existentes que mantenham regular a sua periodicidade, considerando a importância de consolidar a pós-graduação da instituição. A vigência do edital abrange o período de 06 de fevereiro a 06 de novembro deste ano.

Requisitos

Para formalização das propostas, o editor-gerente deve ser docente do quadro permanente da UFS, estar vinculado a um programa de pós-graduação da UFS e estar ativo no cargo.

Já o periódico deve atender as seguintes condições: ter sido classificado no Qualis 2017-2020 com Qualis A2 a B4; publicar artigos originais de caráter científico; possuir abrangência nacional ou internacional quanto aos colaboradores e Conselho Editorial, apresentar no site do Periódico foco e escopo, política editorial, diretrizes éticas, política de privacidade, política de direitos autorais e licença Creative Commons e instruções aos autores.

Também é necessário que o periódico tenha periodicidade mínima semestral ou publicação continuada, com pontualidade na publicação dos fascículos nos últimos dois anos e contemple abrangência institucional de autores nacionais e internacionais, evitando a concentração de autores locais (UFS/Sergipe). Outros requisitos exigidos estão disponíveis no edital.

Análise e resultados

As propostas recebidas serão analisadas por uma comissão composta por um representante da Decav e um do Portal de Periódicos da UFS. A análise será realizada com base nos requisitos estabelecidos em edital. Não haverá concessão de mais de uma cota por periódico e nem editor. A distribuição dos apoios irá ocorrer conforme o qualis, perfil do periódico e os recursos disponíveis.

O resultado preliminar será disponibilizado no dia 10 de abril na página da Decav. Os editores-gerentes cujas propostas não forem contempladas poderão, de 11 a 13 de abril, encaminhar pedidos de reconsideração.

O resultado final será disponibilizado no dia 14 de abril, na página eletrônica da Editora UFS.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 06 de fevereiro de 2023, 10:39
Notícias UFS