Ter, 29 de setembro de 2020, 19:50

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO É O TEMA DA I JORNADA DE CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO CAMPUS DO SERTÃO
As atividades ocorreram em setembro de 2020 de forma virtual.

Trabalhando a CiberSegurança, as atividades do módulo IV da I Jornada de Formação TAE foram realizadas nos dias 8, 14 e 21 de setembro do corrente ano, com todos os encontros sendo realizados pela plataforma do Microsoft Teams via web-conferência.

Para discorrer sobre a temática, José Eduardo Chaves Costa, técnico em laboratório - área informática, do NTI – Campus do Sertão, organizou os encontros a partir dos seguintes temas: “O mundo conectado”, “O que acontece com meus dados da internet? ” e “Vamos aprender a nos manter seguros? ”.


Banners do Módulo IV
Banners do Módulo IV

Nos dois primeiros encontros, foram enfatizados os benefícios trazidos pela rede mundial de computadores, abordando, no entanto, a grande exposição de dados e informações de todas as pessoas conectadas à internet, fato que pode favorecer tanto a atuação de indivíduos mal intencionados, que se aproveitam para obter informações confidenciais dos usuários com o objetivo de aplicar crimes cibernéticos (Phishing, Vishing, Smishing, Websites falsos e Ofuscação de URL), quanto de organizações que as utilizam para entender e influenciar seus consumidores trazendo à tona questões éticas no uso desses dados.


No centro, na linha superior da imagem, o palestrante José Eduardo Chaves.
No centro, na linha superior da imagem, o palestrante José Eduardo Chaves.

Já na última atividade do mês, foi abordado como identificar possíveis golpes, apresentando-se aos participantes da Jornada algumas dicas de segurança que devem ser adotadas na vida pessoal e profissional.

Seguindo a programação deste ano, o evento retoma suas atividades em outubro com temas relacionados aos procedimentos administrativos adotados no Campus do Sertão.

*Texto: Comissão Organizadora do evento.


Atualizado em: Ter, 29 de setembro de 2020, 21:28
Notícias UFS