Ter, 15 de dezembro de 2020, 21:18

USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL É TEMA DE CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
Encontro marca o encerramento da I Jornada de Formação dos Técnicos Administrativos do Campus do Sertão

Na última quarta-feira, 09 de dezembro, servidores do Campus do Sertão reuniram-se por meio do Microsoft Teams para o último encontro da I Jornada de Formação dos Técnicos-Administrativos. Após um semestre debatendo sobre diversos temas relacionados as suas vivências profissionais, técnicos e terceirizados tiveram a oportunidade de discutir sobre as Metodologias Ativas (M.A.) e sua importância no processo educacional.

A necessidade de discutir sobre esse tema surgiu em resposta a uma inquietação inerente a muitos trabalhadores do Campus do Sertão: enquanto partes de um campus que tem como programa pedagógico a Metodologia Ativa, como os técnicos podem realmente se inserir nesse contexto em suas práticas profissionais?

Para promover um melhor entendimento sobre a temática, Thamisa Sejanny de Andrade Rodrigues, Técnica em Assuntos Educacionais - Assistência Estudantil - Campus do Sertão, falou sobre a origem, princípios e ferramentas mais utilizadas das Metodologias Ativas, bem como suas principais diferenças em relação às metodologias tradicionais de ensino. A partir desse ponto, os servidores discutiram possibilidades de aplicação das M.A. dentro de suas atividades laborais.


Na segunda linha à esquerda, a técnica-administrativa Thamisa Rodrigues.
Na segunda linha à esquerda, a técnica-administrativa Thamisa Rodrigues.

Com esse encontro, a I Jornada de Formação TAE chega ao fim e traz para os servidores do Campus do Sertão a certeza de que o processo de aprendizagem é contínuo e inerente às melhorias dos procedimentos de trabalho. Foram sete meses de intensa capacitação com temas voltados à realidade profissional dos técnicos-administrativos e terceirizados, buscando, além do aprendizado técnico, também o fortalecimento das relações de trabalho nesse período de distanciamento social.

Por fim, a Comissão Técnica da I Jornada de Formação agradece a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, que possibilitaram a realização e o sucesso do evento.

Texto: Comissão Organizadora do evento


Notícias UFS