Qui, 06 de junho de 2019, 09:57

PROJETOS DA UFS CAMPUS DO SERTÃO TRABALHAM EM COOPERAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DA CAATINGA
As atividades foram realizadas nos dias 29 e 30 de maio de 2019

Na manhã de terça-feira, dia 30 de maio deste ano, ações foram desenvolvidas como parte do projeto de “Implantação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em Nossa Senhora da Glória – SE”, em que a Universidade Federal de Sergipe campus do Sertão, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município de Nossa Senhora da Glória – representada pelo secretário Djalci Ferreira de Aragão, com o comandante da Companhia Independente de Operações em Área de Caatinga (Ciopac), Major Joaldo Vicente do Nascimento, estiveram juntos para instalação de placas de orientação onde será implementada uma unidade de conservação, à 7 km do município.

Parte do desafio de conservação desta unidade está sendo superado com gestão participativa e para isso diversos projetos de pesquisas estão sendo desenvolvidos, dentre eles o georreferenciamento de alta precisão que irá compor a documentação para criação da unidade de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), além do inventário de flora, da riqueza de espécies de mamíferos de médio e grande porte, da avifauna no interior e bordas da unidade, além de análises da qualidade dos solos, informações que permitirão a elaboração de estratégias para criação de um Plano de Manejo do local.

O Professor Elias Alberto Gutierrez Carnelossi, o qual realiza o inventário de fauna do local, relata a importância da criação de uma RPPN, como áreas de extremo valor biológico, uma vez que unidades permanentes podem assegurar a riqueza de espécies da fauna e flora local, além da preservação dos recursos hídricos, bem como, favorecem a conexão com unidades vizinhas, possibilitando um aumento do potencial de conservação. Visto que, a cobertura florestal do Estado equivale a 13% e apenas 20% estão em áreas protegidas, a outra porção está distribuída em pequenos fragmentos, não conectados e antropizados, expondo um estado de fragilidade e vulnerabilidade à degradação ambiental.

Várias ocorrências da presença de caçadores na área já foram relatadas nesta unidade, bem como descarte de lixo, por isso a parceria e instalações de placas de advertência de educação ambiental para minimizar qualquer tipo de degradação.

Os trabalhos de inventário de mamíferos desenvolvidos na área relataram, com uso de armadilhas fotográficas, com armadilhas de pegadas e observações diretas, já registraram diversas espécies, como Cerdocyon thous – cachorro do mato,Galictis vittata – furão, Puma yagouaroundi – gato morisco, Tamandua tetradactyla – tamanduá mirim, além da presença do macaco Guigó – Callicebus sp endêmico do Estado da Bahia e Sergipe, espécie que está ameaçada de extinção, exatamente pela dificuldade de manutenção de pequenos fragmentos.

Portanto, o conhecimento da presença destas espécies, a criação de corredores ecológicos, somado a educação ambiental, o envolvimento da comunidade e políticas públicas, fortalecem as ações de conservação destes fragmentos.

Outra ação iniciada na quarta-feira dia 29 de maio deste ano, foi o treinamento de alunos, técnicos e docentes pela docente Profa. Daniela Pinheiro Bitencurti Ruiz Esparza do campus do Sertão e professores de São Cristóvão - Prof. Diego Campana Loreiro, Prof. André Quintão de Almeida, para o processamento do georreferenciamento por GNSS - Sistema de Navegação Global por Satélite, com o uso equipamentos de GPS geodésicos, que permitirá levantamentos precisos da área e elaboração do documento de criação da RPPN.

O objetivo é que todos estes trabalhos permitam a criação desta unidade, sua implantação e gestão, e que sobretudo consolidem mecanismos de proteção da sociobidiversidade envolvida.

Docentes envolvidos no projetos “Implantação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em Nossa Senhora da Glória – SE” e áreas relacionadas:

DANIELA PINHEIRO BITENCURTI RUIZ ESPARZA – Georreferenciamento

ELIAS ALBERTO GUTIERREZ CARNELOSSI – Inventário de médios e grandes mamíferos

JUAN MANUEL RUIZ ESPARZA AGUILAR – Inventário de aves

NAILSON LIMA SANTOS LEMOS – Inventário de flora

TIAGO BARRETO GARCEZ – Análises da qualidade dos solos


Atualizado em: Qui, 06 de junho de 2019, 10:48