Ter, 19 de maio de 2020, 17:30

PARCERIA DO CAMPUS DO SERTÃO AJUDA A PROMOVER CONTEÚDOS EDUCATIVOS EM FORMATO DE PODCAST
Com o tema “Vírus X Vermes: os mitos que o Corona derrubou”, o episódio 1 tratou do “mito da racionalidade humana”.
Podcast patifeirospng

A convite do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana, na figura da professora Aline Ferreira, firmou-se a articulação entre o Centro de Excelência Manoel Messias, em Nossa Senhora da Glória, na figura da professora Carmem Almeida e a Universidade Federal de Sergipe - Campus do Sertão, na figura do técnico José Eduardo para elaborar podcasts com conteúdos educativos a serem compartilhados com a comunidade.

Trata-se de uma parceria importante e fundamental no que tange à finalidade da Universidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Em seu Art. 43, VIII, a LDB esclarece a necessidade de “atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares”.

Assim, a articulação entre os diferentes níveis escolares não só atende ao disposto na legislação nacional, mas também promove o desenvolvimento do pensamento reflexivo e suscita o estímulo à crítica dos sujeitos diante dos fatos cotidianos. “Além do intercâmbio entre instituições de ensino promovendo uma educação pública de qualidade, o projeto é um convite para que estudantes, professores e sociedade civil tenham as suas vozes ecoadas”, segundo a idealizadora do projeto, a professora Aline Ferreira.

O primeiro podcast foi lançado no último domingo, 17 de maio, com o título “Patifeiros”, cujo objetivo é fomentar a possibilidade de diálogo para aqueles que querem refletir sobre política, sociedade, economia e cultura.

Com o tema “Vírus X vermes: os mitos que o Corona derrubou”, o episódio 1 tratou do “mito da racionalidade humana”, desvelando os problemas que o fanatismo e as fake news têm gerado em tempos de pandemia.

Para ouvir o podcast, acesse a plataforma Spotfy ou clique aqui.

*Por Thamisa Rodrigues
Técnica em Assuntos Educacionais - UFS/Campus do Sertão