Seg, 31 de agosto de 2020, 21:25

A COMUNICAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO É TEMA DA CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO CAMPUS DO SERTÃO
As webconferências do Módulo III ocorreram nos dias 06, 20 e 25 de agosto de 2020.
Banners m dulo iii

As atividades da I Jornada de Formação dos Técnicos Administrativos do Campus do Sertão continuam a todo vapor. No dia 25 de agosto de 2020, encerrou-se o ciclo de atividades vinculadas ao Módulo III, que buscou abordar temáticas vinculadas aos meios de comunicação utilizados no serviço público, uma vez que a comunicação é um elemento fundamental para possibilitar o engajamento dos servidores na prestação de serviços de qualidade a partir da uniformização dos procedimentos dentro de uma cultura organizacional.

Todas as atividades foram realizadas na plataforma do Microsoft Teams por webconferência e contaram com a participação massiva dos técnico-administrativos do Campus do Sertão, que prestigiaram os colegas da UFS que estiveram na condição de palestrantes, como foi o caso do servidor Victor Ribeiro, secretário do Departamento de Mecânica do Campus São Cristóvão e Marcelo Oliveira, técnico em tecnologia da informação do Campus do Sertão.


Ao lado esquerdo e na segunda linha de imagens, encontra-se o palestrante Victor Ribeiro.
Ao lado esquerdo e na segunda linha de imagens, encontra-se o palestrante Victor Ribeiro.

O servidor Victor Ribeiro abordou, no dia 6 de agosto, a temática da "Comunicação no Serviço Público: procedimentos e rotinas administrativas", em que enfatizou as regras contidas no Manual de Redação Oficial da Presidência da República para elaboração de e-mails, ofícios e como parâmetro para produção dos memorandos eletrônicos da UFS, atas e convocações de reuniões; também orientou sobre o uso do telefone institucional e sobre os cuidados na utilização de redes sociais no ambiente de trabalho, suscitando diversas dúvidas que produziram positivamente grande interação entre os participantes e o palestrante.


Servidores do Campus do Sertão em webconferência pelo Microsoft Teams.
Servidores do Campus do Sertão em webconferência pelo Microsoft Teams.

Já na manhã do dia 20 de agosto, a comissão organizadora propôs um formato de discussão diferente aos participantes, de forma que suas experiências relacionadas aos mecanismos utilizados de comunicação interna nos setores fossem apresentadas/compartilhadas aos presentes e esta pudesse ser a "mola precursora" para o debate. O comprometimento dos participantes com a propositura da atividade trouxe como resultado um diálogo realista dos desafios postos à comunicação interna e o entendimento conjunto da importância da adoção de algumas medidas protocolares que podem contribuir para a melhoria do atendimento à comunidade acadêmica.


No canto superior esquerdo da imagem, o palestrante Marcelo Oliveira.
No canto superior esquerdo da imagem, o palestrante Marcelo Oliveira.

Por fim, e não menos importante, no dia 25 de agosto o técnico Marcelo Oliveira apresentou elementos sobre a importância da utilização do e-mail institucional no âmbito da UFS, as ferramentas disponíveis para sua solicitação, além das regras de uso. Os participantes tiveram a oportunidade de solicitar a criação de seus e-mails institucionais com orientação do palestrante em tempo real, esclarecendo dúvidas e trazendo resolutividade aos problemas/erros apontados pelos servidores.

As discussões produzidas a partir das temáticas da Comunicação do Módulo III da Jornada ainda ecoam entre os técnico-administrativos do Campus do Sertão e indicam que mudanças coletivas no ambiente organizacional estão por vir, trazendo bons frutos a toda a comunidade.


Atualizado em: Ter, 01 de setembro de 2020, 15:33
Notícias UFS