Ter, 16 de novembro de 2021, 00:10

EVENTO DE CAPACITAÇÃO REALIZADO PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO CAMPUS DO SERTÃO DISCUTE ASPECTOS JURÍDICOS REFERENTE A CARREIRA DOS TAE, BENS PATRIMONIAIS E ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
As palestras foram realizadas no período de 29 de setembro a 25 de outubro de 2021.
Banner da 1ª palestra do módulo II
Banner da 1ª palestra do módulo II

No módulo II da 2ª Jornada de Formação dos Técnicos Administrativos do Campus do Sertão, foram abordados os temas “Quais os limites de atuação dos cargos técnicos administrativos referente as atividades de ensino, pesquisa e extensão?”, “Aspectos Jurídicos e responsabilização no uso de bens patrimoniais” e “Ética no serviço público federal: Quais os limites éticos para manifestações políticas no ambiente de trabalho?”. Os encontros síncronos foram realizados via Webconferência por meio do Microsoft Teams.


Servidores e terceirizados do Campus do Sertão na 1ª palestra
Servidores e terceirizados do Campus do Sertão na 1ª palestra

No 1ª encontro síncrono, realizado no dia 29 de setembro, o Diretor do Departamento de Avaliação e Assistência ao Servidor, Inácio Loiola Pereira de Sousa, comandou o bate-papo sobre “Quais os limites de atuação dos cargos técnicos administrativos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão?”. Na oportunidade, foi apresentado ideias, conceitos e definições sobre cargo, carreira e ambiente organizacional. Além disso, foi discutido também questões sobre o grau de complexidade das atribuições de cada nível de cargo, baseando-se em normas referentes aos TAEs. e exposição de casos/situações práticas.


Servidores e terceirizados do Campus do Sertão na 2ª palestra
Servidores e terceirizados do Campus do Sertão na 2ª palestra

Já o 2º momento síncrono, foi realizado no dia 14 de outubro, Marcos Soares Lima, Chefe da Divisão de Patrimônio, Fred Amado Martins Alves, lotado na Secretaria de Governança Institucional e Mércia Maria Silva Pretextato, Chefe da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar, discorreram sobre o tema “Aspectos jurídicos e responsabilização no uso de bens patrimoniais”. No encontro, foi destacado pelos palestrantes, as atribuições do DIPATRI, responsabilidade de chefes e usuários dos bens, procedimentos para apuração de responsabilidade nos casos de perda e dano de bens, apresentação da legislação referente ao tema e apresentação de casos/situações práticas.


Servidores e terceirizados do Campus do Sertão na 3ª palestra
Servidores e terceirizados do Campus do Sertão na 3ª palestra

Por fim, a última palestra do módulo, foi realizada no dia 25 de outubro, José Lima Santana, professor do Departamento de Direito da UFS, abordou o tema “Ética no Serviço Público Federal: quais os limites éticos para manifestações políticas no ambiente de trabalho?”. O palestrante apresentou definições e a importância da ética da convicção e da responsabilidade na conduta do servidor, buscando sempre o bem comum no ambiente de trabalho. Dessa forma, o servidor tem o direito de se expressar, porém de forma ética, responsável e dentro dos limites da legalidade.

O próximo módulo do evento será composto por duas palestras previstas para os dias 10 e 23 de novembro, com os temas “Conceitos Básicos de Educação Financeira” e “Informática aplicada – Excel voltado para finanças”.


Atualizado em: Ter, 16 de novembro de 2021, 00:30
Notícias UFS