Seg, 06 de dezembro de 2021, 20:26

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EXCEL VOLTADO PARA FINANÇAS SÃO TEMAS DE CAPACITAÇÃO
Atividades síncronas referentes ao módulo III ocorreram nos dias 10 e 23 de novembro de 2021.
Banners de divulgação das palestras síncronas
Banners de divulgação das palestras síncronas

No início do mês de novembro, deu-se início ao terceiro módulo da II Jornada de Formação dos TAE’s do Campus do Sertão. Os encontros síncronos continuaram acontecendo via plataforma Microsoft Teams por webconferência, abordando uma das temáticas mais votadas pelos técnicos do campus durante o planejamento desta edição: a Educação financeira. O assunto despertou bastante interesse e as atividades buscaram sensibilizar os servidores acerca do planejamento de gastos e o modo de organização das despesas utilizando a ferramenta Excel como aliada.

No dia 10 de novembro, o servidor Pedro Estrela, professor da Universidade Federal de Sergipe e especialista em finanças corporativas, ministrou uma palestra voltada aos conceitos básico em educação financeira, abordando aspectos sobre economia doméstica com ênfase na organização financeira pessoal, importância da reserva de emergência e a relevância do estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo. Durante o encontro, os servidores puderam tirar suas dúvidas e compreender um pouco mais sobre a organização de finanças, que tem grande impacto no dia-a-dia.


Ao canto superior esquerdo, o palestrante Pedro Estrela.
Ao canto superior esquerdo, o palestrante Pedro Estrela.

No dia 23 de novembro, por sua vez, o técnico em laboratório - área informática, José Eduardo Chaves Costa, lotado no Campus do Sertão/NTI, explanou sobre as possibilidades do uso do Excel como facilitador na administração das finanças pessoais. O palestrante apresentou modelos de planilhas para controle de gastos e algumas das funções mais utilizadas no excel para extração de dados e organização de informações financeiras.


Ao canto superior esquerdo, o palestrante José Eduardo.
Ao canto superior esquerdo, o palestrante José Eduardo.

As atividades explanadas neste terceiro módulo tiveram seus objetivos de aprendizagem concluídos, mostrando que a jornada aborda temáticas não apenas voltadas ao desenvolvimento técnico-prático no ambiente de trabalho, mas também proporciona momentos de crescimento pessoal. Afinal, a educação financeira não trata apenas de economizar e cortar gastos - ela está estritamente interligada a questões como a promoção de uma melhora na qualidade de vida para o hoje e suas possibilidades de projeções futuras.

No dia 10 de dezembro, por fim, a II Jornada encerra suas atividades com a participação do Diretor Pedagógico do Campus do Sertão, profº Valdir Ribeiro, que irá apresentar aos servidores o andamento do processo de elaboração do Regimento Interno do campus e as informações mais importantes do documento.


Atualizado em: Seg, 06 de dezembro de 2021, 22:48
Notícias UFS