Ter, 29 de novembro de 2022, 10:36

Projeto do Campus para o Campo
Projeto de extensão do IFS Glória em parceria com o Campus do Sertão

Este projeto foi idealizado pela professora Aline Ferreira do Instituto Federal de Sergipe - Glória e conta com a parceria de professoras do Departamento de Agroindústria do Sertão - UFS e a Rádio FM Boca da Mata.

Todos os sábados, na rádio FM Boca da Mata, exibimos um programa rural, no qual, durante 15 minutos, damos dicas para o produtor e a produtora rural. O horário da transmissão é às 12h00.

A profa. Aline fala sobre o projeto e a motivação para essa ideia tão importante:

“O projeto surgiu através do diálogo com outros colegas professores do IFS e da UFS. Nós sempre falávamos que sentíamos falta de ter a comunidade gloriense e do Alto Sertão mais próxima da gente e nós dela. Daí surgiu a ideia da rádio. Por ser um meio bastante utilizado pela população, em especial a rural, pensamos que ali poderíamos unir tudo que queríamos: comunicação, proximidade e divagação da ciência.

A realização de um programa de rádio requer que nós, professores e pesquisadores repensem as nossas práticas, a nossa forma de mediar o conhecimento científico com a população em geral. Isso requer o desafio de falar pra todos e todas de forma acessível e democrática, mas ao mesmo tempo preservando a rigidez do conhecimento científico. Como todos os temas que escolhemos são baseados em demandas suscitadas pelos pequenos agricultores ou agricultoras, nós chegamos até eles com instruções que podem melhorar a sua produção agrícola e Agropecuária.

De forma objetiva, podemos dizer que o programa auxilia no desenvolvimento rural e na melhoria de vida dos produtores. O principal objetivo é ser ouvido e compreendido pelo produtor e produtora rural do Alto Sertão Sergipe, de forma que todos os conhecimentos transmitidos possam ser transformandos em práticas mais funcionais e produtivas para este público.”

Todos e todas estão convidados a acompanhar o programa sintonizando na 104,9 - FM Boca da Mata aos sábados meio-dia.

Ou pelo site: https://fmbocadamata.com/

Acompanhem também no Instagram: @do_campus_para_o_campo e @mais_agroindustria.

Whatsapp image 2022 11 28 at 17.08.27
Atualizado em: Ter, 29 de novembro de 2022, 10:53