O primeiro Plantão de Dúvidas, encontro online promovido pela Assistência Estudantil, ocorreu na tarde de 26 de fevereiro, sexta-feira, e contou com ampla presença dos discentes calouros do Campus do Sertão. O evento teve como tema "Como posso me organizar para participar dos Editais da Assistência Estudantil?" e foi idealizado pela equipe visando acolher a comunidade acadêmica e subsidiar o sucesso dos Planos de Ação adotados pela Universidade Federal de Sergipe, em prol da continuidade do ensino e como estratégia de combate à desigualdade no acesso a tecnologias digitais de aprendizagem, durante a pandemia por COVID-19.
Na reunião, transmitida por meio da plataforma Google Meet, calouros puderam dialogar com alguns dos servidores que integram a Assistência Estudantil do Campus do Sertão, a Assistente Social, e as duas Técnicas em Assuntos Educacionais. A equipe explicou o contexto que motivou o uso de estratégias de Ensino Remoto, apresentou as páginas oficiais da UFS, incluindo a página do Campus do Sertão e forneceu orientações sobre como organizar-se para participar dos editais da Assistência Estudantil, respondendo aos questionamentos apresentados pelos estudantes. Foram discutidos principalmente o passo a passo para preencher o Cadastro Único e os documentos exigidos, atendendo a dúvidas de casos específicos apresentados, ao longo da conversa.
Atualmente, os Planos de Ação da Assistência Estudantil incluem o Programa de Inclusão Digital; Programa Especial de Manutenção Acadêmica; Apoio ao Esporte e Cultura; Requalificação das Residências Universitárias; dentre outros. Além desses programas, há editais de seleção de bolsas de pesquisa e extensão (financiadas com recursos do PNAES) publicados, devendo os(as) estudantes ficarem atentos aos prazos de inscrição. Não há, porém, editais de auxílios com prazo de inscrição em aberto.
Texto: Equipe da Assistência Estudantil.