Qua, 28 de abril de 2021, 09:24

SAÚDE ÚNICA NO SERTÃO: USO DE MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
A utilização das mídias como ferramenta de extensão

O projeto de extensão Saúde Única no Sertão: Uso de mídias digitais na educação em saúde teve o início da sua primeira edição em setembro do ano de 2020, período o qual o mundo enfrenta a pandemia do SARS-CoV-2.

Muitas doenças tem origem na interface ecossistema-animal-humano e a maioria das pandemias relatadas até o momento são consideradas de origem zoonótica, diante desse fato surgiu a necessidade de sensibilizar a comunidade sobre o conceito de saúde única (ONE HEALTH) e reforçar sobre a importância do médico veterinário na saúde única.

Este projeto enfatiza a importância da abordagem da Saúde Única, demonstrando a interdependência da saúde humana, animal e o ambiente ao qual estamos inseridos. Devido a pandemia do Sars-Cov-2 e a impossibilidade da execução das atividades de forma presencial, criou-se uma nova proposta para o desenvolvimento dessas orientações, sendo utilizado tecnologias atuais e os recursos digitais.

São elaboradas mídias sobre diversos temas relacionados a saúde única como: zoonoses, o papel do médico veterinário na saúde pública, COVID- 19 e animais, guarda responsável de cães e gatos, bem-estar animal, maus tratos, abandono de animais, acumuladores de animais, teoria do elo e a participação do médico veterinário no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O compartilhamento das informações é realizado através de publicações de posts na rede social Instagram @saudeunicaufs, a rede social alcançou 237 seguidores, sendo a maioria seguidores do estado de Sergipe, mas alcançou também outros estados brasileiros como Paraná, Piauí, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, o que não seria possível se o projeto fosse realizado presencial.

O projeto está sob a coordenação da prof. Dra. Roseane Nunes de Santana Campos e envolve a participação de 15 estudantes de graduação do curso de Medicina Veterinária e docentes do núcleo de veterinária da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Sertão. Além disso, participam como membros externos médica veterinária da secretaria de saúde do município de Nossa Senhora da Glória, Sergipe e estudante do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS.

Instagram: @saudeunicaufs

Atualizado em: Qua, 28 de abril de 2021, 09:34